Lançada em 2009, a Revista Tessituras iniciou, em Nova Friburgo, a publicação de artigos e resenhas acadêmicas como forma de divulgar a produção científica resultante do crescente material produzido por pesquisadores do município. Acentuado seu caráter aberto, as publicações não se restringiam à temáticas específicas e contavam, principalmente, com a participação de autores da comunidade científica local. Na composição de sua Comissão Editorial estava a Associação de Docentes da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, instituição de referência para município e região, que obteve ao longo de sua história expressivos resultados nas avaliações federais.

Constituída na modalidade eletrônica com periodicidade semestral, a Tessituras publicou oito números da Revista, nas quais foram divulgadas diversas pesquisas, porém, não resistiu ao fechamento de sua instituição de origem e encerrou suas publicações. Como citado no primeiro editorial da revista, Tessituras significa organização e contextura e, pelo sonho coletivo que ela concretizou, possui admiração e respeito.

Em 2018, um grupo de investigadores se reuniu na I Jornada Acadêmica do Polo CEDERJ – Nova Friburgo, consórcio de universidades públicas responsável pela oferta de seis cursos de licenciatura e tecnólogo. O evento propôs uma discussão de problemáticas locais a partir da visão das mais diversas ciências, o que produziu uma consequente percepção da escassez de referências para a pesquisa, a partilha e a divulgação acadêmica sobre a região. Surgiu daí o NuPREM - Núcleo de Pesquisa Regional e Multidisciplinar – que tem como membros Jaqueline de Moraes Thurler Dália, Gabriel Almeida Frazão, Rodrigo Marins Marretto, Nanímia Conde Ferreira de Moraes Góes, Maurício Antunes Raposo, Orlando Amêndola, Kelly Cristine Oliveira da Cunha, Érika Guimarães Ferreira e Leonardo Mezzavilla Breder, cujas pesquisas abrangem as áreas de História Social, Sociologia Rural, Sociologia do Direito, Sociolinguística, Psicolinguística, Artes e Educação.

Com base na experiência descrita, o NuPREM analisou a trajetória da Revista Tessituras e propôs o seu relançamento. Pretende, com isso, agregar pesquisadores e professores das mais diversas áreas, que tenham como tema ou campo de investigação a cidade de Nova Friburgo e entorno. Almeja-se que os artigos submetidos à Revista sejam multidisciplinares e possam abordar temas diversos tais como: educação, trabalho, saúde, patrimônio, identidade, território, meio ambiente, história regional, práticas sociais, gênero, cultura, arte e linguagem. Será mantida a periodicidade semestral e a divulgação em versão eletrônica.